biblio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALBERTI, Leon Battista. Da pintura, tradução Antonio Silveira Mendonça. Campinas: UNICAMP, 1992.


ALEXANDER, Christopher. Ensayo sobre la síntesis de la forma, tradução Enrique Revol. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 1969.


______________________ Três aspectos de matemática y diseño, tradução Beatriz de Moura. Barcelona: Tusquets Ediciones, 1971.


______________________ Sistemas que são sistemas de sistemas que são... tradução Marlene Picarelli, do original da Revista Casabella 321, ano XXXI, 1967. Folheto datilografado, São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1972.


ALLIEZ, Éric. Deleuze filosofia virtual, tradução Heloisa Rocha. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.


ALLIEZ, Éric (org.). Gilles Deleuze, uma vida filosófica, tradução Ana Lucia de Oliveira (coord.). São Paulo: Editora 34, 2000.


ALSINA, Claudi e GÓMEZ-SERRANO, Josep. Geometria Gaudiana, in Gaudí: a procura da forma, pp. 72-95. São Paulo: Instituto Tomie Othake, 2004.


ANDRADE, Mario de. Do desenho, in Aspectos das artes plásticas no Brasil, Obras completas de Mario de Andrade, volume XII, pp. 69-77. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1965.


ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: EDUSP, 1993.


ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade, tradução Píer Luigi Cabra. São Paulo: Martins Fontes, 1992.


_________________ Projeto e destino, tradução Marcos Bagno. São Paulo: Ática, 2001.


_________________ Arte Moderna, tradução Denise Bottmann e Frederico Carotti. São Paulo: Cia das Letras, 2002.


ASCOTT, Roy. The architecture of cyberperception, in Architectural Design, Architects in cyberspace, volume 65, nº 11/12, pp. 38-41. Londres: Academy Editions, 1995.


BASTIDE, Roger (Coord.). Usos e sentidos do termo estrutura – nas ciências humanas e sociais, tradução Maria Heloísa Capellato. São Paulo: Editora Herder/EDUSP, 1971.


BELLOUR, Raymond. A dupla hélice, tradução Elizabeth Lissovsky, in PARENTE, André, Imagem-Máquina, pp. 214-230. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.


BENEDIKT, Michael (ed.). Cyberspace: first steps. Cambridge: MITPress, 1991.


BENEVOLO, Leonardo. O último capítulo da arquitetura moderna. Lisboa: Edições 70, 1985.


BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, in Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, tradução Sergio Paulo Rouanet, pp. 165-196. São Paulo: Brasiliense, 1985.


BENSE, Max. Pequena estética, tradução Haroldo de Campos. São Paulo: Perspectiva, 1975.


BENVENISTE, Emile. Estrutura em lingüística, in BASTIDE, Roger, Usos e sentidos do termo estrutura – nas ciências humanas e sociais, tradução Maria Heloísa Capellato, pp.23-31. São Paulo: Editora Herder/EDUSP, 1971.


BLAKE, Peter. Corbusier – Architecture and form. Nova Iorque: George Braziller, 1963.


BLETTER, Rosemary H. Frank Gehry’s spatial reconstructions, in The architecture of Frank Gehry, Walker Art Center, pp. 25-47. Minneapolis, Nova Iorque: Rizzoli, 1986.


BOESIGER, Willy. Le Corbusier, tradução Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


BUXADÉ, Carles e MARGARIT, Joan. Estrutura e espaço, in Gaudí: procura da forma, pp. 96-114. São Paulo: Instituto Tomie Othake, 2004.


CALABRESE, Omar. A idade neobarroca, tradução Carmem de Carvalho e Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1987.


CASTELLS, Manuel. The informational city: information technology, economic restructuring and the urban-regional process. Oxford: Blackwell Publishers, 1989.


CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo, in NOVAES, Adauto (Org.), O olhar, pp. 31-63. São Paulo: Cia das Letras, 1988.


______________ Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.


CHKLOVSKI, Victor. Sur la théorie de la prose. Lausanne: Editions L’Age d’Homme, 1973a.


________________ El arte como procedimiento, in Formalismo y Vanguardia – textos de los formalistas rusos, vol. 1, Comunicación série B, pp. 85-113. Madrid: Alberto Corazon, 1973b.


CHOAY, Françoise. Le Corbusier. Nova Iorque: George Braziller, 1960.


________________ O urbanismo, tradução Dafne Rodrigues. São Paulo: Perspectiva, 1992.


CHOMSKY, Noam. Syntactic structures. Haia, Paris: Mouton, 1957.


COLLINS, Peter. Los ideales de la arquitectura moderna: su evolución (1750-1950). Barcelona: Gustavo Gili, 1970.


COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual, tradução Sandra Rey. Porto Alegre: UFRGS, 2003.


COULQUHOUN, Alan. Modernidade e tradição clássica: ensaios sobre arquitetura, tradução Christiane Brito. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.


DAMISH, Hubert. The origin of perspective, tradução John Goodman. Cambridge: MITPress, 1995.


DAVIDSON, Peter e BATES, Donald. Architecture after geometry (editorial), in Architectural Design, Architecture after geometry, volume 67, nº 5/6, pp. 7-11. Londres: Academy Editions, 1997.


DE FUSCO, Renato. Storia dell’architettura contemporânea. Roma, Laterza, 1985.


DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo, cinema 2, tradução Eloísa Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.


______________ A Dobra: Leibniz e o Barroco, tradução Luiz Orlandi. Campinas: Papirus, 1991.

______________ Conversações, tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.


_______________O atual e o virtual, in ALLIEZ, Éric, Deleuze filosofia virtual, tradução Heloísa Rocha, pp. 47-57. São Paulo: Editora 34, 1996.


______________ Foucault, tradução José Carlos Rodrigues. Lisboa: Vega, 1998.


_______________Bergsonismo, tradução Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.


DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia?, tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.


______________________________ Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 2, tradução Ana Lucia de Oliveira e Lucia Claudia Leão. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.


______________________________ Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 4, tradução Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997a.


_______________________________ Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 5, tradução Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 1997b.


DOLLENS, Dennis. De lo digital a lo analógico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.


DUARTE, Fabio. Arquitetura e tecnologias da informação: da revolução industrial à revolução digital. São Paulo: UNICAMP/Annablume, 1999.


DUPUY, Jean Pierre. Nas origens das ciências cognitivas, tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 1995.


EIKHENBAUM, Boris. La teoria del “método formal”, in Formalismo y Vanguardia – textos de los formalistas rusos, vol. 1, Comunicación série B, pp. 27-83. Madrid: Alberto Corazon, 1973.


EISENMAN, Peter. Dall’ogetto allá relazionalità: la casa Del Fascio di Terragni, in Casabela, nº 344, pp. 38-41. Milão: Casabela, 1970.


_______________ Real and Engish: The destruction of the Box. I., in Oppositions nº 4, pp. 5-34. Nova Iorque: The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1974.


_______________ Post-Functionalism., in Oppositions nº 6, pp. sem numeração. Nova Iorque: The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1976.


_______________ Aspects of modernism: Maison Dom-ino and the self-referential sign. in Oppositions nº 15/16, pp. 119-128. Nova Iorque:The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1979.


_______________ House X. Nova Iorque, Rizzoli, 1982.


_______________ Blue Line Text, in PAPADAKIS, A., Cooke, C. and Benjamin, A. (Eds.), Deconstruction – Omnibus Volume, pp. 150-151. Nova Iorque: Rizzoli, 1989a.


_______________ En Terror Firma: in Trails of Grotextes, in PAPADAKIS, A., Cooke, C. and Benjamin, A. (Eds.), in Deconstruction – Omnibus Volume, pp. 152-153. Nova Iorque: Rizzoli, 1989b.


_______________ Visões que se desdobram:a arquitetura na época da mídia eletrônica, tradução Silvana Rubino, in Óculum nº3, pp. 14-17. Campinas: CAD/FAU PUCC, 1993.


_______________ Procesos de lo intersticial: notas sobre la Idea de lo Maquinico de Zaera-Polo, in El Croquis nº 83, pp.21-35. Madrid: El Croquis Editorial, 1997.


_______________ Diagram Diaries; introdução de Robert E. Somol. Nova Iorque: Universe, 1999.


EISENMAN, Peter et al. Five Architects; introdução de Collin Rowe. Nova Iorque: Oxford University Press, 1972.


EPSTEIN, Isaac (Org.). Cibernética e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1973.


EVES, Howard e NEWSOM, Carroll. An introduction to the foudations and fundamental concepts of mathematics. Nova Iorque: Rinehart & Company, Inc., 1958.


FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. A estratégia dos signos. São Paulo: Perspectiva, 1981.


_________________________ Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. São Paulo: EDUSP, 1993.


_________________________ Imagem virtual, espaço global e tempo contínuo, in Sinopses 30, pp. 7-12. São Paulo: FAU USP, 1998.


_________________________ Os significados urbanos. São Paulo: EDUSP, 2000.


_________________________ Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002.


FOSTER, Hal. Design and crime (and other diatribes). Londres: Verso, 2002.


FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir, tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.


_________________As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas, tradução Salma Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2002.


FRAMPTON, Kenneth. Frontality vs. Rotation, in EISENMAN, Peter et al, Five Architects. Nova Iorque: Oxford University Press, 1972.


___________________História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.


FRIEDMAN, Mildred. Fast Food, in The architecture of Frank Gehry, Walker Art Center, pp. 87-108. Minneapolis, Nova Iorque: Rizzoli, 1986.


_________________ Gehry talks: architecture + process. Nova Iorque: Universe, 1999.


GALOFARO, Luca. Digital Eisenman: An Office of the Electronic Era. Basiléia, Birkhauser, 1999.


GANDELSONAS, Mario. From structure to subject: the formation of an architectural language, in House X, pp. 7-31. Nova Iorque: Rizzoli, 1982.


GEHRY, Frank. Comentaries, in FRIEDMAN, Mildred Gehry talks: architecture + process, pp. 40-55. Nova Iorque: Universe, 1999.


GENET, Jean. O ateliê de Giacometti, tradução Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.


GIBSON, William. Neuromancer. Nova Iorque: Ace Books, 1984.


GOMBRICH, Ernest H. A História da arte, tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.


GÓMEZ-SERRANO, Josep. Arcos em catenária, in Gaudí: a procura da forma, pp. 158-167. São Paulo: Instituto Tomie Othake, 2004.


GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético, tradução Ana Lucia de Oliveira e Lucia Claudia Leão. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.


_______________Da produção de subjetividade, tradução Suely Rolnik, in PARENTE, André (Org.), Imagem-Máquina, pp.177-191. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.


GUERRA, Abílio. Disciplina: ordem e ofício (editorial), in Óculum nº 3, p. 3. Campinas: CAD/FAU PUCC, 1993.


HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX, in SILVA, Tomaz T. (org.), , Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano, pp. 37-129. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.


HARVEY, David. A condição pós-moderna, tradução Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1993.


HEIMS, Michael. The erotic ontology of cyberspace, in BENEDIKT, Michael (ed.), Cyberspace, first steps, pp. 59-80. Cambridge: MITPress, 1991.


HEJDUK, John. Three projects, 1962-66, in Architectural Design Vol. 54, nº 11/12. Londres, Academy Editions, 1984.


_____________ The mask of Medusa, works 1947-1983. New York: Rizzoli, 1985.


HINES, Thomas. Heavy Metal: the education of F.O.G., in The architecture of Frank Gehry, Walker Art Center, pp. 11-21. Minneapolis, Nova Iorque: Rizzoli, 1986.


ITO, Toyo. Sendai Mediatheque. Barcelona: Actar, 2003.


JAKOBSON, Roman. La Dominante, in Huit questions de poétique, pp. 77-85. Paris: Editions du Seuil, 1977.


_________________ Lingüística e comunicação, tradução Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2001.


JEANNERET-GRIS, Charles Edouard (pseud. Le Corbusier). Le Modulor: essai sur une mesure harmonique a l’echelle humaine applicable universellement a l’archicteture e a la mécanique, Vol. 1, collection Ascoral. Boulogne: Editions de L’Architecture D’Aujour’hui, 1950.


_________________________________________________Le Modulor: la parole est aux usagers, Vol. 2, collection Ascoral. Boulogne: Editions de L’Architecture D’Aujourd’hui, 1954.
JENCKS, Charles. The language of Post-Modern Architecture. Nova Iorque: Rizzoli, 1987.


_______________ The architecture of the jumping universe. Londres: Academy Editions, 1997.


_______________ Nonlinear architecture: new science = new architecture?, in Architectural Design, New science = new architecture?, volume 67, nº 9/10, pp. 7-31. Londres: Academy Editions, 1997a.


_______________ Le Corbusier and the continual revolution in architecture. Nova Iorque: The Monacelli Press, 2000.


KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura: uma investigação sobre a nova realidade eletrônica, tradução Luis Soares e Catarina Carvalho. Lisboa: Relógio D’água, 1997.


______________________The architecture of intelligence. Basiléia, Birkhauser, 2001.


KNIGHT, Terry W. Languages of design: from known to new, Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 8, pp. 213-238. London: Pion, 1981.


_______________ Color grammars: designing with lines and colors, Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 16, pp. 417-449. London: Pion, 1989.


_______________ Shape grammars and color grammars in design, Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 21, pp. 705-735. London: Pion, 1994.


KRUGER, Mario J. T. Teorias e analogias em arquitetura. São Paulo: Projeto, 1986.


KUNH, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas, tradução Beatriz Boeira e Nelson Boeira. São Paulo, Perspectiva, 2000.


LANCHA, Joubert. Palladio, Le Corbusier, Terragni, Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo: FAU USP, 1999.


LE CORBUSIER. The chapel at Ronchamp. Londres: The Architectural Press, 1957.


______________ The decorative art of today. Londres: The Architectural Press, 1987.


______________ Urbanismo, tradução Maria Ermantina Pereira. São Paulo, Martins Fontes, 1992.


______________ Por uma arquitetura, tradução Ubirajara Rebouças. São Paulo: Perspectiva, 2002.


LÉVI-STRAUSS, Claude. A estrutura e a forma, tradução Lucia Pessoa da Silveira, in PROPP, Vladimir, Morfologia do conto maravilhoso, pp. 181-205. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.


LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.


LÉVY, Pierre. O que é o virtual?, tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.


___________ Cibercultura, tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.


LIMA, Luiz Costa (Org.). O estruturalismo de Lévi-Strauss. Petrópolis: Vozes, 1968.


LINDSEY, Bruce. Digital Gehry: material resistance /digital construction. Basiléia: Birkhauser, 2001.


LYNN, Greg. Architectural curvilinearity, in Architectural Design, Folding in architecture, volume 63, nº 3/4, pp. 8-15. Londres: Academy Editions, 1993.


___________Animate form. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 1998.


MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.


________________ Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.


MACHADO, Irene. Escola de semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o estudo da cultura. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.


_______________ Impacto ou explosão? Cultura tecnológica e metáfora balística. Artigo apresentado na XXII INTERCOM, publicado em www.intercom.org.br/papers/xxii-ci/gt08/08m05.pdf, acessado em 24/08/2005.


MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1998.


MASSUMI, Brian. Sensing the virtual, building the insensible, in Architectural Design, Hypersurface architecture, volume 68, nº 5/6, pp. 16-24. Londres: Academy Editions, 1998.


______________ Strange horizon, in Architectural Design, Hypersurface architecture II, volume 69, nº 9/10, pp. 12-19. Londres: Academy Editions, 1999.


McCULLOUGH, Malcom. Abstracting craft: the practiced digital hand. Cambridge: MIT Press, 1996.


MELVILLE, Herman. Bartleby, o escrivão, tradução Irene Hirsh. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.


MITCHELL, William J. The logic of architecture: design, computation and cognition. Cambridge: MIT Press, 1990.


__________________The reconfigured eye: visual truth in the post-photographic era. Cambridge: MITPress, 1992.


MONTANER, Josep Maria. Después del movimiento moderno: arquitectura de la segunda mitad del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 1993.


______________________A modernidade superada: arquitetura, arte e pensamento do século XX, tradução Esther Pereira da Silva e Carlos Gallego. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.


MORIN, Edgar. O enigma do homem, tradução Fernando Ferro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.


_____________O método 3: o conhecimento do conhecimento, tradução Juremir da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1999.


_____________O método 1: a natureza da natureza, tradução Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2002.


NASCIMENTO, Myrna de Arruda. Arquiteturas do pensamento, Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo: FAU USP, 2002.


NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1988.
NOVAK, Marcos. Liquid architectures in cyberspace, in BENEDIKT, Michael (ed.), Cyberspace: first steps, pp. 225-254. Cambridge: MITPress, 1991.


¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________ Transmitting architecture, in Architectural Design, Architects in cyberspace, volume 65, nº 11/12, pp. 43-47. Londres: Academy Editions, 1995.


______________ Next Babylon, soft Babylon, in Architectural Design, Architects in cyberspace II, volume 68, nº 11/12, pp. 21-27. Londres: Academy Editions, 1998.


PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 1999.


PAPADAKIS, A., COOKE, C. and BENJAMIN, A. (Eds.). Deconstruction. Nova Iorque: Rizzoli, 1989.


PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.


____________________ A última versão da realidade: o virtual como metafísica da exterioridade, http://www.eavparquelage.org.br/revista/andreparente.htm, acessado em 14/12/2002.


PEIRCE, Charles Sanders. Collected papers, [8 volumes]. Cambridge: Harvard University Press, 1978.


______________________Semiótica, tradução José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1995.


PEREZ-GOMEZ, Alberto. La genesis y superación del funcionalismo em arquitectura. México: Editorial Limusa, 1980.


_____________________Architecture and crisis of modern science. Cambridge: MITPress, 1983.


PERRONE, Rafael. Desenho como signo da arquitetura, tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, FAU USP, 1993.


PIAGET, Jean. O estruturalismo, tradução Moacyr de Amorim. São Paulo: Difel, 1974.


PIGNATARI. Décio. Semiótica e literatura. São Paulo: Perspectiva, 1974.


________________ O paleolhar da televisão, in NOVAES, Adauto (Org.), O olhar, pp. 487-492. São Paulo: Cia das Letras, 1988.


PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987.


___________ A imagem digital: crise dos sistemas de representação, tese de Livre docência apresentada ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo: ECA USP, 1991.


PLAZA, Julio e TAVARES, Monica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.


PONGRATZ, Christian e PERBELLINI, Maria Rita. Natural Born caadesiners: Young american architects. Basiléia: Birkhauser, 2000.


PORTOGHESI, Paolo. Depois da arquitetura moderna, tradução Ana Luísa Nobre. São Paulo: Martins Fontes, 2002.


PRIGOGINE, Ilia. O fim das certezas: tempo, caos e leis da natureza, tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 1996.


PRIGOGINE, Ilia e STENGERS, Isabelle. Entre o tempo e a eternidade, tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.


PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso, tradução Jasna Sarhan. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984a.


_______________Estudo estrutural e histórico do conto de magia, tradução Lucia Pessoa da Silveira, in Morfologia do conto maravilhoso, pp. 207-225. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984b.


PUGLISI, Luigi Prestinenza. Hyper Architecture: Spaces in the Electronic Age. Basiléia: Birkhauser, 1999.


QUÉAU, Philippe. O tempo do virtual, tradução Henri Gervaiseau, in PARENTE, André, Imagem-Máquina, pp. 91-99. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.


RAJCHMAN, John. Existe uma inteligência do virtual?, tradução Maria Cristina Ferraz, in ALLIEZ, Éric (org.), Gilles Deleuze, uma vida filosófica, tradução Ana Lucia de Oliveira (coord.), pp. 397-413. São Paulo: Editora 34, 2000.


ROWE, Collin. Introduction in EISENMAN, Peter et al.. Five Architects. Nova Iorque: Oxford University Press, 1972.


____________The mathematics of the ideal villa and other essays. Cambridge: MIT Press, 1976.


ROWE, Colin e SLUTZKY, Robert. Transparência literal e fenomenal, tradução Leila Vasconcellos, in Gávea, nº 2, pp. 33-50. Rio de Janeiro: PUC RJ, 1985.


SAGGIO, Antonino. Flying carpets, in LINDSEY, Bruce, Digital Gehry: material resistance / digital construction, pp. 5-9. Basiléia: Birkhauser, 2001.


SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.


SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003.


SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral, tradução Antonio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1970.


SCULLY Jr., Vincent. Arquitetura moderna, tradução Ana Luiza Borges. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.


SIMON, Herbert. The architecture of complexity. Cambridge: MITPress, 1969.


SIMONDON, Gilbert. L’individu et sa genèse physico-biologique (líndividuation à la lumière des notions de forme et d’information). Paris: PUF, 1964.


_________________Du mode d’existence des objets techniques. Aubier: Editions Montaigne, 1969.


SOMOL, Robert .E. Dummy Text, or the diagrammatic basis of contemporary architecture, in EISENMAN, P. Diagram Diaries, pp. 7-25. Nova Iorque: Universe, 1999.


SORKIN, Michael. Frozen light, in FRIEDMAN, Mildred Gehry talks: architecture + process, pp. 27-36. Nova Iorque: Universe, 1999.
STINY, George. Pictorial and formal aspects of shape and shape grammars. Basiléia: Birkhauser, 1975.


_____________ Algorithmic aesthetics: computer models for criticism and design in the arts. Berkeley: University of California Press, 1978.


_____________ Introduction to shape and shape grammars, Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 7, pp. 343-351. Londres: Pion, 1980.


SUMMERSON, John. The Classical Language of Architecture. Cambridge: MITPress, 1963.


TAFURI, Manfredo. “European Grafitti.” Five x Five = Twenty-five, in Oppositions nº 5, pp. 35-74. Nova Iorque: The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1976.


________________La esfera y el laberinto: Vanguardias y arquitectura de Piranesi a los años 70. Barcelona: GGili, 1984.


TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.


TEIXEIRA, Paulo Sergio. Espaço e arquitetura: entre o analógico e o digital, dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo: FAU USP, 2005.


TINIANOV, Youri. De la evolución literária, in Formalismo y Vanguardia – textos de los formalistas rusos, vol. 1, Comunicación série B, pp. 116-139. Madrid: Alberto Corazon, 1973.


TURING, Alan. O jogo da imitação, tradução Issac Epstein, in Cibernética e comunicação, pp.45-82. São Paulo: Cultrix, 1973.


VALÉRY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci, tradução Geraldo Gérson de Souza. São Paulo: Editora 34, 1998.


_____________Variedades, tradução Maiza Martins Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1999.


VENTURI, Robert. Complexidade e Contradição em Arquitetura, tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1995.


VENTURI, Robert., IZENOUR, Steven., SCOTT-BROWN, Denise. Aprendiendo de Las Vegas: el simblismo olvidado de la forma arquitectónica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1978.


WIENER, Norbert. Cibernética, tradução Gita Ghinzberg. São Paulo: Polígono/EDUSP, 1970.


_______________Cibernética e Sociedade, tradução José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2000.


WITTKOWER, Rudolph. La arquitetctura em la edad del humanismo. Buenos Aires: Nueva Visión, 1958.


ZAERA-POLO, Alejandro. Conversaciones con Frank O. Gehry, in El Croquis nº 74/75, pp. 6-36. Madrid: El Croquis Editorial, 1995a.
_____________________ Tecnología informática en Frank O. Gehry & Associates, in El Croquis nº 74/75, pp. 152-155. Madrid: El Croquis Editorial, 1995b.


______________________Una conversación con Peter Eisenman, in El Croquis nº 83, pp. 6-20. Madrid: El Croquis Editorial, 1997.
ZEVI, Bruno. Verso un’architettura organica: saggio sullo sviluppo del pensiero architettonico negli ultimi cinquant’anni. Turin: Einaudi, 1945.


ARTIGOS ELETRÔNICOS


MACHADO, IRENE. Impacto ou explosão? Cultura tecnológica e metáfora balística. Artigo apresentado na XXII INTERCOM, publicado em www.intercom.org.br/papers/xxii-ci/gt08/08m05.pdf, acessado em 24/08/2005.


CATÁLOGOS e FOLHETOS


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1972. Sistemas que são sistemas de sistemas que são... tradução Marlene Picarelli do original da Revista Casabella 321, ano XXXI, 1967.


Instituto Tomie Othake. Gaudí: a procura da forma. São Paulo: Instituto Tomie Othake, 2004.


EMP (Experience Music Project) – The Building. Seattle: Marquand Books, 2000.


Walker Art Center (Minneapolis, EUA), The architecture of Frank Gehry. Nova Iorque: Rizzoli, 1986.


PERIÓDICOS


AD – Architectural Design, volume 54, nº 11/12, Londres, Academy Editions, 1984.


AD – Architectural Design, Folding in architecture, volume 63, nº 3/4, Londres, Academy Editions, 1993.


AD – Architectural Design, Architects in cyberspace, volume 65, nº 11/12, Londres, Academy Editions, 1995.


AD – Architectural Design, Architecture after geometry, volume 67, nº 5/6, Londres, Academy Editions, 1997.


AD – Architectural Design, New science = new architecture?, volume 67, nº 9/10, Londres, Academy Editions, 1997.


AD – Architectural Design, Hypersurface architecture, volume 68, nº 5/6, Londres, Academy Editions, 1998.


AD – Architectural Design, Architects in cyberspace II, volume 68, nº 11/12, Londres, Academy Editions, 1998.


AD – Architectural Design, Hypersurface architecture II, volume 69, nº 9/10, Londres, Academy Editions, 1999.


AD – Architectural Design, Contemporary processes in architecture, volume 70, nº 3, Londres, Academy Editions, 2000.


A+U nº 349, A+U Publishing Co., Tóquio, 1999.


A+U nº 368, A+U Publishing Co., Tóquio, 2001.


A+U nº 412, A+U Publishing Co., Tóquio, 2005.


Casabela, nº 344, Milão, Casabela, 1970.


El Croquis nº 74/75, Frank Gehry 1991-1995, Madrid, El Croquis Editorial, 1995.


El Croquis nº 83, Peter Eisenman 1990-1997, Madrid, El Croquis Editorial, 1997.


Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 7, Londres, Pion, 1980,


Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 8, Londres, Pion, 1981.


Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 16, Londres, Pion, 1989,


Environmental and Planning B: Planning and Design, Vol. 21, Londres, Pion, 1994.


Gávea, nº 2, Rio de Janeiro, PUC RJ, 1985,


JA (The Japan Architect) nº 41, The Japan Architect Co., Tóquio, 2001.


JA (The Japan Architect) nº 47, The Japan Architect Co., Tóquio, 2002.


Óculum nº 3, Campinas, CAD/FAU PUCC, 1993.


Oppositions nº 4, Nova Iorque, The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1974.


Oppositions nº 5, Nova Iorque, The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1976


Oppositions nº 6, Nova Iorque, The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1976


Oppositions nº 15/16, Nova Iorque, The Institute for the Architecture and Urban Studies, 1979


Sinopses nº 30, São Paulo, FAU USP, 1998.